Dia do Bibliotecário

"No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.(...) Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá."

Como me tornei bibliotecária

Sempre gostei dos livros e histórias, não somente ficção eu adorava ler enciclopédias...

Lá na mesma sala onde as "reuniões dançantes" aconteciam e que também era a sala dos rádios, existiam quatro estantes altas de livros. Haviam coleções de revistas, enciclopédias, dicionários e livros didáticos.

Resolvi criar, com 10 anos, a BMQ - Biblioteca Mário Quintana. Sinceramente não sei qual biblioteca fui, o fato que meus livrinhos tinham dois carimbos, o da biblioteca e o de registro (feitos com carbono - pra imitar um carimbo), lombada e bolso da ficha de empréstimo. Os associados tinham sua carteirinha também. Eu e minha prima Andréia deixávamos a biblioteca alinhada.A biblioteca tinha alguns exemplares da revista "Eu sei tudo" de 1929-1932 e coleções da revista adventista Vida e Saúde da década de 1950 além da revista Nosso Amiguinho. Ainda conservo os exemplares da Eu sei tudo, na qual encadernei.

Logo a brincadeira de infância foi deixada pra trás, mas as pesquisas em livros sempre estiveram presentes. Quando estava no 3º ano do 2º grau/médio precisava escolher a segunda opção de curso para o vestibular da UFRGS. Li no jornal Zero Hora, caderno sobre o tema vestibular, que para atuar em bibliotecas e Centros de Informação era necessário cursar a faculdade de Biblioteconomia, que possuía oito semestres, isento de matemática e com uma boa remuneração. Fiquei interessada e conclui que essa era uma ótima opção para minha segunda opção. Recém concluído o ensino médio em escola pública, consequentemente não fui aprovada. No ano seguinte cursei pré-vestibular e no final do ano ao me inscrever novamente para o vestibular fiquei indecisa quanto a minha primeira opção, quanto a segunda tinha certeza seria Biblioteconomia e com essa certeza fui aprovada.

Meu pai que acompanhava toda minha criatividade inventando brincadeiras em casa, ficou muito feliz, pois para ele há muito eu já era sua bibliotecária. Conclui o curso de Biblioteconomia na UFRGS em dezembro de 1997 e desde então atuo em bibliotecas universitárias.



Poemita


Mas que ambiente silencioso!
Nas bibliotecas borbulham...

a ânsia de gritar dos neurônios.


__________________________
Criação para Aula 14 - Ironia
Autoria: Magda Guimarães
Teoria Poética - professor Rafa Meireles

Comentários

  1. Bacana ... Uma coisa que me levou para a biblioteconomia foi uma visita antes do vestibular a biblioteca municipal de hortolândia, fiquei curioso e me chamou atenção a possibilidade de organizar ... foi isso.

    Na ânsia de gritar ... meus neurônios dormem nessa sexta.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que tu já eras bibliotecária antes mesmo de conhecer a profissão??

    Muito legal a tua história!!

    Vladimir

    ResponderExcluir
  3. Muito Legal Magda !
    Sou arquiteto e autodidata em biblioteconomia. Concordo que a música ( assim como a diversificação dos meios de comunicação e os gêneros musicais) contribuem para que nossa linha do tempoftenha mais cor e harmonia.
    Aqui vai um presentinho para que acompanhes, divulgue e contribua para que esta turma continue fazendo um programa que conte um pouco da história destes roqueiros sessentões que mudaram o rumo da música com o seu diversificado rock-and-roll: http://studio1120.blogspot.com/

    Sucesso !
    Luiz Henrique

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aeroporto de Congonhas

Do livro à Televisão

John é um cão: diário parte 1