Férias 2008/2009

Minhas férias foram programadas para o final de dezembro de 2008 assim poderia desfrutar de alguns dias no sul do Brasil. A principio iria de carro com o André, achando que ele também estaria de folga na última semana do ano.
Iríamos descendo e ficaríamos em algumas praias com direito ao reveillon em Floripa, mas contratempos existem e o André trocou de emprego, sendo assim não tiraria férias e então eu não iria de carro, pois viajar sozinha mais de 1000Km não estava nos meus planos.
Quando isso aconteceu, tive que correr contra o tempo perdido e caçar alguma passagem de avião, a principio pra Floripa, mas como não conseguia pousada e as passagens pro André, que só conseguiria ir dia 31-12 estavam caríssimas, desisti de passar o reveillon em Floripa, pra passar o reveillon em Porto Alegre com minha família. Sendo assim minha estada em Floripa que seria de mais ou menos 10 dias foi reduzida a 5 dias. Outro compromisso firmado era o casamento da minha amiga Salete no sábado dia 10 de janeiro... Então o jeito era procurar algum lugar em Floripa e comprar as passagens de ônibus. Resolvida essa questão era torcer para que o tempo estivesse bom e que as estradas e o próprio Estado de Santa Catarina estivesse em condições de me receber.
Planejado isso procurei passagens em várias empresas aéreas pra viajar pra Porto Alegre, consegui pela TAM passagens a R$99,00 cada trecho.
Avisei minha cunhada e irmão que ficaria na residência deles. Chegando lá fui a rodoviária comprar minhas passagens para Florianópolis na empresa Santo Anjo, executivo R$85,00 cada trecho, isso paguei pois não pesquisei preços, poderia ter pago menos. Também paguei 50% do valor do albergue da juventude, cada diária R$28,00 preço de associado. Pra quem vai com mais pessoas consegue alugar casas de moradores de praia por um preço menor por pessoa. Floripa também tem vários camping bem arborizados. Veja o do Rio Vermelho http://www.visitefloripa.com.br/hospedagem.php?cod=55

Tem outro camping em Ponta as Canas mais adequado para viajantes de mochila, com ponto de ônibus próximo. Anotei o telefone 48-3284-1949, próximo a praia da Lagoinha.
As passagens de ônibus custam R$2,50, mas pra quem tem cartão o valor fica em R$1,98.

Retrospectiva
31/12/2008 - 01/01/2009
O reveillon foi em família, a casa do meu irmão Flávio estava cheia e animada. Foi uma festa maravilhosa, como há tempos não havia. Realmente foi muito legal. Com churrasco, champanhe, lentilha, uvas, fogos de artifício e comemoração pela aprovação da minha sobrinha Cíntia no vestibular.

02/01/2009, sexta-feira
Eu e o André fomos a Gramado, a cidade toda enfeitada para o Natal luz estava fria como o natal dos nórdicos, fez 15 graus. Passeamos, tiramos fotos e compramos roupas de inverno como moletons, casacos 7/8 e blusas. Bons preços. Também fomos saborear um café colonial maravilhoso! 05/01/2009, segunda-feira
Saída para Florianópolis, devido as chuvas que castigavam o sul de Santa Catarina estava previsto que a viagem pra capital catarinense atrasasse em 3 horas. Ainda bem que cheguei com apenas 1h30min. de atraso.
Após descansar e tomar um café no próprio albergue segui para praia Mole.
A praia que já é um pouco revolta estava muito agitada e não consegui tomar banho. A tarde segui para o centrinho da Lagoa da Conceição, passando pela mesma. Vi vários paragliders no céu saltando do morro das 7 voltas, preço médio R$140,00 para 30min.

06/01/2008, terça-feira
Fui pra primeira praia que tomei banho em Floripa - Lagoinha - norte da ilha. Mar calmo com ondas, super limpo e uma das preferências dos hermanos argentinos. Guarda sol R$5,00; cadeira R$4,00, água R$2,00, saída banhos a partir de R$25,00 nos ambulantes. Meio período - 12h de aluguel de bicicleta R$12,00. Resolvi pegar 2 caronas.

07/01/2008, quarta-feira
Segui para o sul da ilha até a praia da Armação/Matadeiro.
Na armação tem saídas para ilha do campeche em 2 horários. Almocei por R$22,00 prato com peixe - anchova e salada.
A tarde segui para Matadeiro e fiquei num quiosque que o preço da água é o mesmo que a cerveja de lata R$3,00 - em compensação guarda sol e cadeira a vontade.08/01/2008, quinta-feira
Novamente pro norte da ilha, nesse dia não sabia ao certo qual praia ia ir. Pensei em Canasvieiras, mas resolvi ir pra Praia Brava. Cheia de condomínios, é outra praia que só paga quem quer pra alugar cadeira e guarda-sol. A praia Brava é um dos pontos do Floripa tem, promoção da RBS TV juntamente com a Natura entre outros patrocinadores onde as pessoas podem participar de diversas atividades a beira mar. Eu tinha como objetivo ir da praia Brava até Ingleses pela trilha que segue pelas rochas costeando o mar. O inverso eu fiz em 1997. tinha tentado a alguns anos atrás, mas a trilha não estava nem um pouco segura. Dessa vez parei e li o recado, onde dizia que não era aconselhável fazer a trilha sozinha e com portando objetos de valor, fui rezando mesmo contrariando todas as dicas. http://www.ecoviagem.com.br/brasil-viagem-turismo/santa-catarina/florianopolis/trilha-feiticeira-ingleses-brava-1-890-m.asp
Quando chegou no ponto das pedras perdi totalmente a noção em relação a continuação da trilha e voltei até o ponto de descida, lá tinha um seguimento de trilha que também não ia adiante e resolvi voltar. Achei arriscado - ainda mais estando "sola". Vi um pouco dos ingleses, mas nada de centro e de como está atualmente. Quando voltei além de muitos mergulhos parei no famoso quiosque do Pirata. Suco de frutas R$5,00
Voltei de carona até a praia Cachoeira do Bom Jesus e de lá até Canasvieiras fui a pé pela praia.
09/01/2009 - sexta-feira, último dia no paraíso
Não dormi devido a uma dor de dente horrível. Tive que procurar um dentista no centro de Floripa, mesmo assim fui até a praia dos Ingleses e vi sua evolução imobiliária, realmente impressionante.

Com poucos dias em Floripa, posso dizer que foram férias sensacionais a cada mergulho eu agradecia o presente de estar lá, sentindo o sol aquecendo minha pele, desfrutando de toda beleza natural dessa cidade maravilhosa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aeroporto de Congonhas

Do livro à Televisão

The crime at 27, Arvoredo Street