Pedro Almodovar

Um dos cineastas que acompanho seu trabalho é o diretor Pedro Almodovar, espanhol e atrevidamente polêmico. Ele consegue misturar em um mesmo filme assuntos que envolvem, amor, traição, crime e causas humanitárias como em Carne trêmula. Ou assuntos como drogas, sequestro, pornografia e amor como em Ata-me. São filmes que extrapolam o sentido convencional do que acreditamos entender e revela sentimentos e ações que escondemos por vergonha e por saber que são "imorais". Na minha opinião, tenho 2 filmes dos diversos que vi que recomendo sem piscar os olhos...

Todo sobre mi madre = Tudo sobre minha mãe

Mostra o mundo de uma enfermeira que ajuda famílias decidirem sobre a doação de orgãos. Ela tem um filho e mora tranquila em Madri. Ele busca conhecer algo sobre seu pai, em seu diário escreve: "... em toda minha vida faltou a outra metade." Na noite em que completa 17 anos, a mãe promete-lhe contar a verdade sobre o pai, após assistirem a peça "Um bonde chamado desejo" ele e sua mãe aguardam pela atriz principal para pedir-lhe um autógrafo, nisso um trágico acidente acontece. Agora a mãe está no lugar daqueles que ela ajuda em sua profissão... Viver pela metade... conhecer somente a metade! Quem nunca passou por isso? Mentira e vergonha. Passado alguns meses da tragédia ela vai em busca dessa outra metade e retorna ao seu passado, a vida que deixou em Barcelona, a procura do pai de seu filho. Um filme que mistura decisões, atitudes, homossexualismo, morte, drogas e família.

Hable com ella = fale com ela


Novamente sobre mulheres, mas dessa vez ela são coadjuvantes e estão... em coma. É a história de um apaixonado enfermeiro particular Benício por sua paciente Alícia. Desde que ela sofre um acidente permanece em coma no hospital. E desde que ele foi contratado como enfermeiro assiste filmes e concertos de dança para ter assunto e falar com ela. Benício apaixonadamente conta tudo o que passa para Alícia.

Um jornalista, que ainda se recupera de um relacionamento desfeito se envolve com uma toureira, ela se acidenta e também fica em coma. Benicio o conhece no hospital e o incentiva a falar com ela para sua pronta recuperação, segundo ele: "a mente de uma mulher é um mistério e sim elas podem nos escutar". Um filme maravilhoso sobre todos tipos de "loucuras" que podem acontecer.


Os filmes de Almodovar são tão densos que cada um pode encontrar sua própria leitura. Ele nos mostra temas polêmicos que podem revelar nossos próprios preconceitos e fobias. Há pouco soube de uma pessoa que conheci há muitos anos que sofreu um acidente. Uma história que poderia ser um filme de Almodovar: acidente, meses no hospital, coma, risco de morte, e enfim a reabilitação. É triste, parece distante, mas é real. Filmes ditos como polêmicos não estão longe da realidade, são como a vida é, simplesmente surpreendente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aeroporto de Congonhas

Do livro à Televisão

John é um cão: diário parte 1