São Paulo... ahhh

Porque resolvi vir pra São Paulo...
Na verdade eu sempre quis ter uma oportunidade de viver fora de Porto Alegre, quando aconteceu a promoção do André... tive que verificar se essa possibilidade seria válida.

A realidade é:
Todo mundo sonha em ir pra Floripa... Ninguém pensa em vir pra São Paulo.
Pois é São Paulo acontece!

São Paulo é uma cidade que te aceita, te engole, te absorve...
Aqui não tem só nordestino, como todos pensam. Aqui tem italiano, sim da Itália tá!
Japoneses, alemães, armênios, bolivianos, koreanos, africanos, árabes uma infinidade de raças, cores, estilos, religiões miscegenados ou não junto com seus filhos, netos e agregados. Também tem brasileiros de outros lugares como nós os gaúchos.
Percorre-se distâncias por baixo da terra, como minhocas... os olhos e a pele ardem quando
saímos ao sol. De casa pro trabalho, do trabalho pra casa!
Por esse motivo demora-se a conhecer a verdadeira São Paulo, essa que está em meio aos edifícios, que só caminhando por suas ruas vislumbra-se a São Paulo perdida, esquecida ou passada a limpo.
Uma cidade que tem ruelas, becos com nome, de ruas sem saída e com portão para as tais vilinhas. E ruas que dão voltas, nada aqui é quadrado como as costumeiras quadras, aqui tem redondo, curvas, e todo os tipos de triângulo entre outros formatos. A São Paulo de sobrados com floreiras enfeitadas. A São Paulo com seus milhares de velhinhos ativos que vão ao SESC pra ficar na piscina... Os bandos de estudantes e seus uniformes. As praças e seus jardins floridos de rosas onde as mesmas são admiradas ali mesmo, ninguém as colhe, ninguém é egoísta o suficiente para roubá-las de seu pé. A São Paulo de mil coisas pra fazer e pouco tempo pra escolher...

De pessoas ternas, as vezes estressadas... aquelas que acham que não tem sotaque... e que de nada tem daqui... pois todas são "i" ou "mi" mas todas grandes... que se foram do seus pagos e fizeram aqui seus lares.


"I se ce pensa que qui tem di maió aqui é us arranha céu, cê tá muitio inganado, São Paulo é muitio maió, quisso aqui cabio mundio."


Essa é a São Paulo que me acolheu, afinal eu vim sem querer... estou aqui nem sei por quê.


"Sei lá, estou ai curtindo uma São Paulo!"

A São Paulo por vezes vazia, cheia de fuligem e tantas outras porcarias. Aquelas dos noticiários, da bomba, da explosão, dos assaltos, acidentes, congestionamento e de toda correria, seja de carro, moto, a pé ou de ambulância...

Me perguntam se tenho medo... claro tenho! Medo de gostar, de querer ficar... São Paulo te cansa, afinal ela não pára, mas não esquenta... Essa é São Paulo...

O que realmente gosto aqui:

  • Passear no Bairro Jardins e admirar seus edifícios nova iorquinos
  • Rocketes Lanchonete estilo anos 50 americano;
  • Praça Benedito Calixto aos Sábados pela manhã;
  • 25 de março - loucura, loucura, loucura!
  • USP – Cidade Universitária - lugarzinho mais lindo...
  • Shopping Bourbon (Záffari - aqui tem acento),
  • SESC Pompéia e imediações…
  • Fazer trilha com os grupos de caminhada - adoooro!
  • Serra da Cantareira;
  • Ibirapuera;
  • Av Paulista – claro
  • Andar por ai sem rumo...
  • Pessoas que conheci

__________________________

Magda Guimarães é gaúcha de Porto Alegre, mora em São Paulo desde julho de 2007 e ainda tem muito pra conhecer na cidade que não dorme...






Comentários

  1. Eu queria só 2 coisas de SP em Porto Alegre: o metrô e o Ibirapuera.

    (Ei, te linkei no meu blog. Me linka aí!)
    =o)

    ResponderExcluir
  2. S.Paulo saint paule!!!...quem me dera quem me dera...lá passear com a magda...maga!!!...e...???

    "Ima phuyun jaqay phuyu."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aeroporto de Congonhas

Do livro à Televisão

John é um cão: diário parte 1