As Deusas e a mulher

Acabei de ler um livro sensacional, feito por uma mulher para as mulheres e as deusas que em nós habitam. Através da descrição das setes deusas do Olimpo Artemis, Atenas, Héstia, Hera, Deméter, Perséfone e Afrodite. Podemos perceber que os arquétipos (espécie de imagem apriorística incrustada profundamente no inconsciente coletivo da humanidade), das deusas em todas nós, uns mais acentuados outros nem tanto.
 A força, a coragem, a sabedoria, a fidelidade, a maternidade, a submissão e a sensualidade são algumas das características pertencentes as deusas. No livro há a descrição de cada uma e as semelhanças de comportamento da mulher moderna. Após a explanação há os desafios da mulher aceitar ou não as mudanças impostas, de aceitar o papel de vítima ou se posicionar como heroína. 
Em momentos da vida podemos nos projetar como uma deusa que deseja o casamento que defende-o como Hera e em outras desejosas de sermos mãe e nutriz como Deméter. No trabalho podemos ser impiedosas como Artemis , estrategistas como Atenas, nos finais de semana ou a noite precisarmos do aconchego de um lar preparado por Héstia ou quando estamos dispostas a sermos sensuais invocar o poder de Afrodite. 
A cada circunstância da vida podemos estar agindo com elementos de uma das deusas (virgens, vulneráveis ou como Afrodite a deusa alquímica). Embora tenhamos características de todas ou de algumas, uma das deusas vai estar mais aflorada que as outras. Para cada passagem da vida, da infância à fase adulta até chegar a a terceira idade as transformações das deusas vão acontecendo. 
Enfim uma leitura pra quem está disposta a perceber a deusa ou as deusas que nos inspiram.
BOLEN, Jean Shinoda. As deusas e a mulher: nova psicologia das mulheres. São Paulo: Paulus, 2013

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aeroporto de Congonhas

Do livro à Televisão

The crime at 27, Arvoredo Street