Narrativas, São Paulo, ano 1, n. 6, 18 de abril de 2013
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e EAD
Na
aula passada houve a discussão sobre a leitura do Capítulo 1: A interatividade no Ciberespaço de Lúcia SANTAELLA,
do livro Navegar no Ciberespaço: o
perfil cognitivo do leitor imersivo, uma
explanação sobre tipos de leitores.
“O
contexto semiótico do código escrito foi historicamente modificando-se,
mesclando-se com outros processos de signo, com outros suportes e
circunstâncias distintas dos livros. O ato de ler foi também se expandindo para
outras situações, nada mais natural, portanto que o conceito de leitura
acompanhe essa expansão.” (p.17)
O leitor contemplativo,
meditativo surgiu no renascimento, com a fundação das primeiras universidades,
a partir do século XII, com a expansão da instrução entre os leigos, já que
anteriormente isso era um privilégio do clero.
Os letreiros; cartazes, vitrinas
fazem parte do cenário novo do consumo; a profissão de publicitário surgiu para
que esse tipo de informação fosse mais enfática no que é seu propósito vender a
mercadoria que as indústrias fabricam.
Nessa fase também surgiram a fotografia e a fotografia que se mexe: o
cinema. São novos meios de perceber, de ler.
PLE
e Conectivismo
Após a discussão do texto, houve
o segundo momento da aula com a apresentação do nosso colega Eri, sobre
Personal Learning Envinronment é o uso de recursos da internet para o
aprendizado independente em blogs, wikis, twitter, facebook. Quanto
conhecimento podemos compartilhar? Principalmente se tratando de uma ferramenta
praticamente gratuíta e de uso fácil.
O encerramento foi com a apresentação
da professora Dolores sobre o Conectivismo que é uma teoria de aprendizagem,
desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes.
Apanhei alguns itens do link
abaixo sobre o assunto: Ao contrário do
passado, o volume de conhecimento cresce exponencialmente. A aprendizagem formal não constitui a maior
parte de nosso aprendizado. É interessante estarmos certos que a aprendizagem é
um processo continuo, que dura a vida toda. A organização e o individuo são
organismos que aprendem.
Comentários
Postar um comentário