São Paulo again

Puxa e vai quase um ano que não atualizo meu blog.


Nesses 300 dias muitas coisas aconteceram. Eu terminei o básico do frances - oui, oui Je parle français un petit.

E quando estava tudo preparado para eu voltar pra Porto Alegre, eis que surge a idéia de aproveitar a oportunidade e realizar a prova do mestrado. E aqui estou em São Paulo - capital, fazendo o segundo semestre do curso de Educação, Arte e História da Cultura.

Tive a idéia de fazer o mestrado em meados de abril, conversando com uma colega. Disse que a gente deveria aproveitar as oportunidades, ainda mais estando em São Paulo. Como assim eu dando conselhos? Resolvi tenrar, feita a  inscrição, que por sorte ainda estava no prazo, busquei as bibliografias e ao ler comecei a desejar esse mestrado de verdade. Fiz a prova, proficiencia e a entrevista. Dia 15/06/2012 li meu nome no "lista de aprovados!" fiquei tão feliz quanto vi meu nome no listão da UFRGS há mais de uma década.

Foi assim que dia 31 de julho de 2012 iniciei minhas aulas no primeiro semestre do Mestrado. Meus colegas, são em sua maioria da área de educação. Pretendo desenvolver minha dissertação na área de história da cultura com o tema de leitura e formação do leitor.

Aos poucos vou deixar minhas impressões sobre as aulas (retomando muito do primeiro semestre - que ocorreu de julho a dezembro de 2012) colocando meus trabalhos.

Minha vida, claro, está uma loucura, com pouco espaço para outras coisas que gostaria também de estar fazendo, mas confesso estou adorando. Mesmo todos os sábado que estou presa ao Mackenzie recuperando as horas de trabalho em que estou dispensada para acompanhar as aulas. Estou muito agradecida e feliz!


Segue as disciplinas e professores que ministraram as aulas

Cultura e pensamento social
Professoras: Regina Célia Faria Amaro Giora e Maria Aparecida Aquino

Uma epistemologia específica para o campo interdisciplinar das ciências humanas, com ênfase em educação, arte e história da cultura. O nascimento das ciências humanas.


Teorias e Processos Educacionais
Professoras: Mirian Celeste Ferreira Dias Martins e Ingrid Hötte Ambrogi

Estudo das principais matrizes que influenciam o pensamento pedagógico contemporâneo de como as pessoas aprendem, dando ênfase ao cognitivismo / construtivismo, sócio-interacionismo e behaviorismo/análise comportamental, considerando a tríade indivíduo, conhecimento e realidade. Além disso, contempla a discussão instrucionismo e construcionismo presente no debate educacional em relação ao ensino presencial e a distância, bem como no das políticas públicas.


Teorias e críticas das artes
Professores: Marcos Rizolli e Norberto Stori

As bases do conhecimento em arte, desde os primeiros textos reflexivos que sugerem ser o fenômeno artístico um fazer humano privilegiado, perpassando as teorias que consideram as poéticas da criação artística e as dimensões estéticas da obra de arte algo entre a sensibilidade e a ciência, para atingir o estado da arte como recurso universal da comunicação humana – tendo como cenário referencial a história da arte ou a história das imagens.

Comentários

  1. Magda, a vida é assim mesmo, intensa, dinâmica, pouco controle da vontade para que as oportunidades se façam presentes e visíveis. Saber viver não é planejar é apenas pensar criticamente sobre o que nos cerca. Somos extrativistas das oportunidades.
    Muito sucesso!
    Beijos,
    Wagner Winter

    ResponderExcluir
  2. Magda, é isso ai, vc deve agarrar as oportunidades sim, fez mto bem. Sabe que estou por aki sempre torcendo por vc.

    Bjão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aeroporto de Congonhas

Do livro à Televisão

John é um cão: diário parte 1