As Deusas e a mulher
Acabei de ler um livro sensacional, feito por uma mulher para as mulheres e as deusas que em nós habitam. Através da descrição das setes deusas do Olimpo Artemis, Atenas, Héstia, Hera, Deméter, Perséfone e Afrodite. Podemos perceber que os arquétipos (espécie de imagem apriorística incrustada profundamente no inconsciente coletivo da humanidade), das deusas em todas nós, uns mais acentuados outros nem tanto.

Em momentos da vida podemos nos projetar como uma deusa que deseja o casamento que defende-o como Hera e em outras desejosas de sermos mãe e nutriz como Deméter. No trabalho podemos ser impiedosas como Artemis , estrategistas como Atenas, nos finais de semana ou a noite precisarmos do aconchego de um lar preparado por Héstia ou quando estamos dispostas a sermos sensuais invocar o poder de Afrodite.
A cada circunstância da vida podemos estar agindo com elementos de uma das deusas (virgens, vulneráveis ou como Afrodite a deusa alquímica). Embora tenhamos características de todas ou de algumas, uma das deusas vai estar mais aflorada que as outras. Para cada passagem da vida, da infância à fase adulta até chegar a a terceira idade as transformações das deusas vão acontecendo.
Enfim uma leitura pra quem está disposta a perceber a deusa ou as deusas que nos inspiram.
BOLEN, Jean Shinoda. As deusas e a mulher: nova psicologia das mulheres. São Paulo: Paulus, 2013
Excelente texto, Magda. Fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluir;