Baixo elétrico

Características e história
Nos anos 50, o grande problema dos contrabaixistas da época era o transporte de seu instrumento, delicado (por ser feito de madeira) e extremamente pesado, até que no ano de 1951 um técnico em eletronica de 42 anos chamado Leo Fender criou o baixo elétrico. O instrumento, batizado de Precision, ficou rapidamente conhecido como Fender Bass. Seu modelo era mais dinâmico e diferente do que o modelo do contrabaixo classico.
O primeiro baixista a se apresentar com o Precision foi William "Monk" Montgomery (irmão mais velho do guitarrista virtuose Wes Montgomery) em turnês ao vivo com a banda de jazz de Lionel Hampton. Bill Black, que tocava baixo na banda de Elvis Presley, adotou o Fender Precision em 1957.
Como na guitarra elétrica, as vibrações nas cordas causam um sinal elétrico a ser criado nos captadores, que são amplificados e reproduzidos por meio de um amplificador. Vários componentes elétricos e configurações do amplificador podem ser usadas para alterar o timbre do instrumento.
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Baixo_el%C3%A9trico>

Apresento meu baixo Fender.
Esse é o meu mais recente instrumento: Fender Precison Bass Sting, fabricado no Japão. Baixo idêntico do líder da banda The Police, Sting (veja acima), porém menos desgastado...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

John é um cão: diário parte 1

Nuvens de algodão e férias 2017

Filmes : O Leitor